O DEJ e seus integrantes realizam eventos acadêmicos com o objetivo de estimular o debate de alto nível acerca das interseções entre o Direito, a Economia e o exercício da Justiça.

| Todos | próximos eventos | eventos realizados |

2019

  • 28 nov 2019
    Direito Processual

    A FGV Direito Rio, em Parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, realiza o Seminário “Análise Econômica do Litígio”, para tratar de temas relacionados à economia dos litígios, tendo em vista a necessidade de se aumentar a eficiência e a economicidade processual para se obter uma prestação jurisdicional mais ágil e eficaz, de forma a melhor atender às demandas da população brasileira. O evento conta com a participação de desembargadores, juízes, outras autoridades governamentais e acadêmicos.

     

  • 13 set 2019
    Direito Trabalhista

    A FGV Direito Rio, em Parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, realiza o Seminário “Empreendedorismo, Informalidade e a Medida Provisória 881/2019”. O seminário, que tem tem como objetivo discutir as implicações trabalhistas da Medida Provisória nº 881/2019 e seus impactos sócio-econômicos, com especial ênfase para a questão do desenvolvimento de atividades empreendedoras no Brasil, conta com a participação de desembargadores, outras autoridades governamentais e acadêmicos.

     

  • 07 jun 2019
    Direito Financeiro

    O seminário O Direito e a Revolução Digital no Sistema Financeiro tem como objetivo discutir o impacto das inovações tecnológicas nos serviços financeiros, analisando as oportunidades e os desafios que as novas tecnologias trazem para o setor, tanto sob a ótica econômica como jurídica. O evento, que terá caráter interdisciplinar, conta com a participação do Prêmio Nobel Eric Maskin para a palestra de abertura, além da presença de ministros de tribunais superiores, desembargadores, acadêmicos e agentes do mercado financeiro.

     

  • 15 mar 2019
    Direito Financeiro

    A FGV Direito Rio, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 2ª Região, realiza o seminário “Direito e Economia: Finanças Públicas e Concorrência no SFN”. O evento tem como objetivo discutir diagnósticos e propostas sob uma abordagem que conjugue os prismas da Economia e do Direito, aplicada a questões relacionados às finanças públicas e à concorrência no âmbito do Sistema Financeiro Nacional, e contará com a participação de ministros de tribunais superiores, desembargadores, outras autoridades governamentais e acadêmicos.