• ENGLISH VERSION

    The conference, "Challenges of Modern Regulation," is a part of the initiative "Educational Program on Law, Economics, and Justice," which will have as a keynote speaker professor Jean Tirole, Nobel Prize for Economics (2014). The lecture topic is privacy regulation, which is such a relevant theme for our contemporary society. Also, the event will be composed of Brazilian authorities and distinguished academics, as the President of Brazil's Supreme Court, Minister Luiz Fux, and the President of Getulio Vargas Foundation, Professor Carlos Ivan. Attendance is free.

     

    Opening Session:

    Carlos Ivan Simonsen Leal | President of Getulio Vargas Foundation (FGV)

    Minister Luiz Fux | President of Brazil's Supreme Court (STF)

    Isaac Sidney | President of Brazilian Federation of Banks (FEBRABAN)

    Sérgio Guerra | Dean, FGV Rio de Janeiro Law School

     

    Conference: Keynote Speaker:

    Jean Tirole| Nobel Prize for Economics (2014), University of Toulouse

     

    Debaters:

    Goret Paulo | Dean, FGV Research Network

    Oscar Vilhena | Dean, FGV São Paulo Law School

    Yoshiaki Nakano | Dean, FGV Sao Paulo School of Economics

     

    Closing Session:

    Antônio José Maristrello Porto | Vice Dean, FGV Rio de Janeiro Law School

    Por:
    DEJ
    visualizações
  • VERSÃO EM PORTUGUÊS

    A FGV Direito Rio, por meio do seu Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Regulação (PPGD), realizará o seminário internacional "Challenges of Modern Regulation", uma iniciativa do Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito, Economia e Justiça, que contará com palestra magna do Prof. Jean Tirole, da Universidade de Toulouse, Prêmio Nobel de Economia em 2014. O Professor Tirole focará sua apresentação na regulação da privacidade, tema de central importância para a sociedade contemporânea.

    A abertura do evento tem a presença do Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Luiz Fux e do Presidente da Fundação Getulio Vargas, Professor Carlos Ivan Simonsen Leal. Além disso, o seminário conta com a participação de demais autoridades da FGV e da sociedade.

     

    Abertura:

    Carlos Ivan Simonsen Leal | Presidente da FGV

    Ministro Luiz Fux | Presidente do STF

    Isaac Sidney | Presidente da FEBRABAN

    Sérgio Guerra | Diretor da FGV Direito Rio

     

    Conferência:

    Jean Tirole| Prêmio Nobel de Economia (2014) e Professor da Universidade de Toulouse

     

    Debatedores:

    Goret Paulo | Diretora da FGV RPCAP

    Oscar Vilhena | Diretor da FGV Direito SP

    Yoshiaki Nakano | Diretor da FGV EESP

     

    Encerramento

    Antônio José Maristrello Porto | Vice-Diretor da FGV Direito Rio

    Por:
    DEJ
    visualizações
  • A FGV Direito Rio, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, realiza o Seminário “Análise econômica da Reforma Tributária”. O evento, que teve como objetivo discutir as implicações econômicas da Reforma Tributária, contou com a participação de desembargadores, outras autoridades governamentais e acadêmicos.

    PARTE II

    Palestrantes: Bernard Appy - Diretor do Centro de Cidadania Fiscal Gustavo Fossati - Professor da FGV Direito Rio Cristiane Alkmin - Secretária de Estado de Economia, GO

    Presidente da Mesa: Therezinha Cazerta - Desembargadora Federal, TRF da 3ª Região e Diretora da EMAG

    Encerramento: Armando Castelar - Professor e pesquisador, FGV Direito Rio e FGV Ibre José Lunardelli - Desembargador Federal do TRF3

    Por:
    DEJ - TRF-3
    visualizações
  • A FGV Direito Rio, em parceria com o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, realiza o Seminário “Análise econômica da Reforma Tributária”. O evento, que teve como objetivo discutir as implicações econômicas da Reforma Tributária, contou com a participação de desembargadores, outras autoridades governamentais e acadêmicos.

    PARTE I

    Abertura: Antônio Maristrello Porto - Vice-Diretor, FGV Direito Rio José Lunardelli - Desembargador Federal, TRF da 3ª Região Therezinha Cazerta - Desembargadora Federal, TRF da 3ª Região e Diretora da EMAG

    Presidente da Mesa: Luiz Stefanini - Desembargador Federal, TRF da 3ª Região

    Palestrantes: Bianca Xavier - Professora da FGV Direito Rio Liziane Meira - Professora da FGV EPPG Marcelo Guerra Martins - Juiz Federal do TRF3

    Por:
    DEJ - TRF-3
    visualizações
  • Coordenado por Renato Fragelli (Professor da FGV EPGE), o evento aborda a necessidade de ajuste fiscal nos estados e as dificuldades de implantá-la, diante das imposições constitucionais envolvendo as despesas com pessoal. Participam do debate, juntamente a Renato, Cristiane Alkmin Schmidt (Secretária de Fazenda do Estado de Goiás), Marco Aurelio Cardoso (Secretário de Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul) e Patrícia Sampaio (Professora da FGV Direito Rio e integrante do Comitê Acadêmico-Pedagógico e Institucional do Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito, Economia e Justiça - DEJ).

    visualizações
  • A FGV Direito Rio convida para o III Seminário do Projeto Regulação em Números que tem por objetivo debater com reguladores, membros da academia e agentes de mercado a atuação das Agências Reguladoras em Resposta à Covid-19. Na ocasião, foi realizada a entrega do III Prêmio FGV Direito Rio – Melhores Práticas em Regulação, que prestigiou projetos inovadores da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS e da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC.O evento foi moderado pela professora Patrícia Regina Pinheiro Sampaio, integrante do Comitê Acadêmico-Pedagógico e Institucional do Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito, Economia e Justiça (DEJ).

    visualizações
  • O evento é fruto de uma parceria entre o Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito, Economia e Justiça (DEJ) e o Trbunal de Justiça do Estado da Bahia, tendo como objetivo promover debates acerca das relação jurídico-econômica entre o crédito e as relações de consumo, dando especial ênfase ao papel do Poder Judiciário na aplicação das instituições que regem essa relação. O professor Antônio José Maristrello Porto, Vice Diretor da FGV Direito Rio, destaca a importância do tema e convida os atores sociais interessados a participarem dos debates.

    visualizações
  • Na ocasião do lançamento da parceria entre o Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito, Economia e Justiça (DEJ) e o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o professor Armando Castelar discorreu sobre as diretrizes acadêmicas e a missão institucional do DEJ, apresentando os principais conteúdos tratados nos cursos desenvolvidos pelo Projeto.

    visualizações
  • O seminário sobre Direito, Economia e Desenvolvimento, realizado no dia 23 de setembro de 2011, no Supremo Tribunal Federal (STF), foi fruto de uma colaboração entre o STF, a FGV Direito Rio, a Academia Tributária das Américas (ATA), a FGV-São Paulo, a Universidade Católica de Brasília, a Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Unisinos. O evento foi um marco para o avanço dos debates relacionados à Análise Econômica do Direito no STF, e é também um atecedente relevante para o lançamento do Projeto de Difusão de Conhecimentos em Direito, Economia e Justiça (DEJ) da FGV Direito Rio.

    visualizações